domingo, novembro 23, 2008

Mito de Bandarra

António Gonçalves Annes de Bandarra, era esse o seu nome. Nasceu em 1500 em Trancoso e faleceu em 1556 na sua cidade natal. Tinha conhecimento das Escrituras do Antigo Testamento, fazendo as suas próprias interpretações. Durante a sua vida, exerceu a profissão de sapateiro, dedicando-se também à divulgação, em verso, de profecias de Messias, assim foi acusado pela Inquisição de judaísmo. Tudo o que ele divulgava de cariz messiânico foi colocado no Catálogo de Livros Proibidos. As rimas de Bandarra influenciaram o pensamento sebastianista e messiânico do tão conhecido Padre António Vieira e de Fernando Pessoa. A sua obra ficou conhecida como Paráfrase e Concordância de Algumas Profecias de Bandarra.
A profética de Bandarra é dividida em três pontos essenciais, que são eles:
- O quinto Império, pois preocupava-se com toda a profética europeia e hebraica;
- A ida e o regresso de D. Sebastião, preocupava-se com os profetas, pois eram uns estranhos àqueles povos;
- Os destinos de Portugal, queria desvendar grandes movimentos das populações. Sendo este último o mais importante nas Trovas de Bandarra.

“Bandarra foi verdadeiro profeta, pois profetizou e escreveu tantos anos antes, tantas cousas, tão exactas, tão miúdas e tão particulares, que vemos todos cumpridas com os nossos olhos”.