quarta-feira, novembro 12, 2008

Análise de um discurso politico

Discurso do nosso Primeiro-Ministro - José Sócrates


http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Primeiro_Ministro/Intervencoes/20080423_PM_Int_Tratado_Lisboa_AR.htm

Argumentar é o talento de utilizar palavras, para defender uma ideia, da qual somos a favor ou contra. O principal objectivo do orador, é captar a atenção do auditório, conseguindo, assim, influencia-lo. A argumentação do orador deve ser clara e lógica, conseguindo concretizar o objectivo pretendido. A maneira como o orador se exprime também conta para a adesão do público.
O nosso primeiro-ministro, tem, sem dúvida, uma argumentação sedutora. Capta a atenção do auditório! Utiliza bem as palavras, fazendo frases interessantes. Utiliza, muitas vezes, o seu talento de trabalhar as palavras para, assim, fazer várias frases indirectas, fazendo. Assim, essas frases chamam mais a atenção do auditório, pois essas podem ter vários sentidos. Sócrates consegue fazer com que o publico se interesse pelo que é dito, tentando chegar a uma conclusão lógica do que está a ser debatido.
A sua utilização de vírgulas é que não é das melhores. Por vezes, não as utiliza quando necessárias, mas para compensar o seu mau uso, utiliza-as, até, onde não fazem falta.